Figura Ilustrando as Várias Facetas que Compõe as Memórias do Ser Humano, Como Família, Pai e Mãe, Religião etc… Fonte da Imagem, veja texto.
A Imagem que ilustra este Artigo. Uma figura usada para auxiliar a memorização e o estudo (um Mnemônico). Representa as várias facetas e a inter-relação do que compõe as lembranças e as memórias dos seres humanos, como a Família, Pai e Mãe, a Religião, o Trabalho etc…
O desenho original é de Giordano Bruno, em sua obra: Ars Memoriae, A Arte da Memória, 1582. PETERSON, J.H. (1999). “A Arte da Memória e da Imaginação.” Nova Acrópole, Organização Internacional, Portugal (2024).
JORDANI BRUNI, GILLIUM, E. (Editor), “Cantus Circaeus ad Ars Memoriae.” Tradução automática,“Canto de Circe e a Arte da Memória” , Paris, França (1582). Texto Completo sobre a Vida e a Obra de Giordano Bruno BLUM, P.R. (2012). Outro link mais resumido.
Bruno vê o valor nos Mneumônicos e nas figuras desenhadas, como uma maneira de ativar a Psique, ativar a Mente e a Memória, , para pensar positivo e aprender algo, fixar conhecimento.
Se você pensar negativo, nada vai dar certo. A memória a imaginação podem ser exercitadas, para aprender e melhorar o ser humano. O Pensamento trabalhado melhora e evolui a pessoa.
Giordano Bruno, Iordanus Brunus Nolanus , também chamado Bruno de Nola, nascido Filippo Bruno. Frade Dominicano. Polimata (Filósofo, Alquimista, Esoterista, Ocultista, Escritor e Teólogo) Italiano. Veja (AMLEP-UFRS)
Nasceu na Comuna (cidade), de Nola, perto de Nápoles, Região da Campania, Itália, em 1548. Morreu em 1600, aos 52 anos, executado, queimado vivo pela Inquisição. Acusado de Heresia. SILVEIRA, E., BBC Brasil (2018).
2. A FILOSOFIA DE GIORDANO BRUNO:
Ele acreditava que o Universo era infinito. BIGNOTTO, N. (1996). BAUAB, A.B. Revista Formação, 29, 275 (2022). BRUNO, G. “Sobre o Infinito, O Universo e os Mundos.” em: BARRACO, H.; DEOLA, N.; LÔBO, A. (Tradutores), em: “Bruno, Galileu, Campanella.” Coleção Os Pensadores, Editora Abril Cultural, São Paulo, 3a Ed. (1983). Outro Link para este Livro. Resumo.
“Bruno, Galileu, Campanella“. Filósofos Italianos. 33. Tenho uma copia impressa desse Livro, a 2a edição, de (1978). BRUNO, GIORDANO; GALILEI, GALILEU; CAMPANELLA, TOMASO. “Coleção os Pensadores, 2a Ed., Vol. 12, Editora Abril Cultural, São Paulo, S.P. (1978).
Se desejarem comprar um exemplar, pode ser achado na “Estante Virtual“ e outros links.
E nesse Universo infinito, cabem infinitos “Mundos”, estrelas com planetas girando em volta delas. Link 14.
Não há um “Centro” do Universo. Ele é inacabado, e não tem limites. Nos “Mundos” desse Universo, pode haver Vida, inclusive Vida Inteligente. AMARAL, D.L. (2011). Universo Infinito e a Pluralidade dos Mundos… FRAZÃO, D. (2022).
Esse Universo é Vivo, evolui e se transforma e tem uma “Alma”. GOMES, C.V. Ens. Hist. 1, 39 (1996).
E Deus é intrínseco a esse Universo, como uma força, uma energia ou uma Consciência Universal que permeia o Universo todo, pessoas, animais, minerais, plantas, e com ele, é interligado…. Um Princípio Universal em tudo…. CANDELA, G. “An Overview of the Cosmology, Religion and Phllosophical Universe of Giordano Bruno.” Italica Journal, 75, 348 (1998). BEZERRA, J. “Toda Matéria” (2024). GOLDENTOUCH, L. (2023). Deus e a Matéria, uma mesma Substância.
Para Giordano Bruno e alguns outros Filósofos, como o italiano Giovanni Domenico Campanella , Tommaso Campanella, esse Deus energético e consciente, intrínseco ao próprio Universo, é a “Causa Primária” da Natureza… PONZIO, P. Quaestio, 2, 339 (2002). Outro Link. CARVALHO, J.D. (2007). HIRATA, C.; OLIVA, L.C.G (Supervisor) “Necessidade e Teleologia. Giordano Bruno e o Necessitarismo Moderno.” Projeto de Pesquisa, Pós-Doutorado em Filosofia. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, FFLCH, USP (2022).
A) Citação: Wikipedia, Loc. Cit:
“Em cada homem, em cada indivíduo, contempla-se um mundo, um universo…
Declaramos esse espaço infinito, dado que não há qualquer razão, conveniência, possibilidade, sentido ou natureza, que lhe trace um limite.”
GIORDANO BRUNO, Acerca do Infinito Universo e Mundos, 1584), com base nas ideias do Filósofo Alemão Nicolau de Cusa.
Bruno era Hilozoísta (pensava que tudo tem Vida) e Pampsiquista (pensava que tudo tem uma natureza psíquica, uma Alma). Link 17.
- “A Terra e os astros (…), como eles dispensam vida e alimento às coisas, restituindo toda matéria que emprestam, são eles próprios dotados de vida, em uma medida bem maior ainda; e sendo vivos, é de maneira voluntária, ordenada e natural, segundo um princípio intrínseco, que eles se movem em direção às coisas e aos espaços que lhes convêm” (A ceia de cinzas).
- “Todas as formas de coisas naturais têm almas? Todas as coisas são animadas? pergunta Dicson. Theophilo, porta-voz de Bruno, responde: Sim, uma coisa, por minúscula que seja, encerra em si uma parte de substância espiritual, a qual, se encontra o sujeito (suporte) adequado, torna-se planta, animal (…); porque o espírito se encontra em todas as coisas, e não há mínimo corpúsculo que não o contenha em certa medida e que não seja por ele animado.” (Causa, Princípio e Unidade, 1584).
B) Citação: BEZERRA, J. (Loc. Cit.):
- O mundo é infinito porque Deus é infinito. Como acreditar que Deus , ser infinito, possa ter se limitado a si mesmo criando um mundo fechado e limitado?“
- “Não é fora de nós que devemos procurar a Divindade, pois que ela está do nosso lado, ou melhor, em nosso foro interior, mais intimamente em nós do que estamos em nós mesmos.”
GIORDANO BRUNO
C) Citação; Tudo é Interligado para Giordano Bruno, vem da Centelha Divina…
GIORDANO BRUNO, “De Magia Mathematica.” (1591).
“I. Influit Deus in angelos, angeli in corpora caelestia, caelestia in elementa, elementa in mixta, mixta in sensus, sensus in animum, animus in animal. Ascendit animal per animum ad sensus, per sensus in mixta, per mixta in elementa, per elementa in caelos, per hos in daemones seu angelos, per istos in Deum seu in divinas operationes.
Tradução Automática:
“1. Deus flui para os anjos, os anjos para os corpos celestes, o celestial para os elementos, os elementos para o misto, o misturado para os sentidos, os sentidos para a mente, a alma para o animal. O animal ascende através da mente até os sentidos, através dos sentidos até o misto, através do misturado até os elementos, através dos elementos até os céus, através destes até demônios ou anjos, através destes até Deus ou operações divinas.
D) Citação: ” De Innumerabilibus, Immenso, et Infigurabili (1591).
Innfinitae causae et principio nihil potest esse magnum, immo
nequidem aliquid, nisi infinitum: si ergo se rebus corporeis
communicat, seu (potius) suam magnitudinem in rerum
corporearum et multitudinis existentiam explicat, objectum
pro captu ejus essentiae simulacrum, atque potentiae
vestigium, infinitum magnitudine et absque numero subjiciat
opportet.”
Tradução Automática: “Nenhuma grandeza ou dimensão pode convir
à infinita causa e ao princípio senão o infinito: se este se
comunica às coisas corpóreas e das multiplicidades, é
necessário que se manifeste em um objeto infinito, sem
dimensão e número, à testemunho de sua imagem e de
sua potência.” GIORDANO BRUNO
E) Citação. AMARAL. D.L. “pensamentoextemporaneo.com” (2011):
“o universo é infinito porque é bom que seja assim, tanto quanto a bondade divina não poderia criá-lo de outra forma, pois é da essência divina este bem.”
Isso é Panteísmo. Se quiser se aprofundar nesse assunto, sugiro que leia a obra do Filósofo Holandês Baruch Spinoza . 15, 16, A partir dos conceitos de Giordano Bruno, Spinosa desenvolve a corrente Filosófica do Panteísmo.
Deus não seria um ser antropomórfico, mas a “Causa Primária” de tudo, A “Centelha Divina”, A “Partícula de Divina Substância” interligada ao Universo. A Consciência do Universo, “Consciência Cósmica”, é a Consciência de Deus…
Bruno também era Reencarnacionista. MOURA, J.C.M. (2011). 30.
Uma vez que a alma não pode ser encontrada sem o corpo e todavia não é corpo, pode estar neste ou naquele corpo e passar de corpo em corpo.
Dentre outras coisas, por pensar assim, Giordano Bruno foi perseguido e morto. Mas o foi mais por suas teorias religiosas do que pelas ideias filosóficas e científicas. 35.
Universo Infinito. NEVES, M.C.D. “Do Infinito, Do Mínimo e da Inquisição em Giordano Bruno.” Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, B.A. (2004).
Giordano Bruno foi membro da Ordem Rosacruz. DEL GIUDICE, G. “Giordano Bruno and the Rosacrucians…..” (2024). Link 8. 10. Link para versão em Italiano. Link para a versão em Português.
Agora uma curiosidade para o Leitor… Eu disse, no começo deste artigo, que meu pensamento no geral, é muito influenciado por Giordano Bruno… Como ele, WHITTAKER, T. Mind, 9 , 236 (1884), eu também sou Panteísta (minha Mãe também era) e sou membro da seção Brasileira da Ordem Rosacruz, desde 1975. O Pensamento de Giordano Bruno é para mim, extremamente interessante e muito abrangente. Ele foi membro da Ordem Rosacruz.
Giordano Bruno sofreu forte influência de vários Filósofos que o antecederam: Epicuro, Lucrécio. E Tomás de Aquino . Link 10. DI CRISTO, M.T.; La Razon Historica, 52, 1 (2021). Também o influenciaram o Platonismo e os Neoplatônicos. E o Neoplatonismo Cristão de Nicolau de Cusa. EATON, M. Religions, 15, 374 (2024). Bem como a tradição Bizantina, Islâmica. MALAGUTI, F. J. Int. Theol. Phil. Scienc. 2, 17 (2018).
Falando de Lucrécio e Epicuro, veja este meu artigo. E BERETTA, M. “Lucrezio, la Natura e la Scienza.” (2008). Também o influenciou , vimos, o Filósofo e Cardeal Alemão Nicolau de Cusa.
Ambos, Cusa e Bruno não são Ateístas, acreditam em um Universo infinito com Deus. e são padres. Mas Cusa era um cardeal influente , 31, e viveu cerca de 150 anos antes de Bruno , sendo que este último, viveu em plena Inquisição,e por isso, foi perseguido. BYRUM, C.S. Phil. Res. Arch. 9, 303 (1983). CHARLTON, D. (2012). O fato é que se vivesse na época de Bruno, Cusa poderia ser considerado um Herege. CASARELLA, P.J. (1996). PAVLAC, B.A. Págs: 55 e 222 (2009).
Entretanto, desde a morte de Bruno, filósofos tentam restaurar sua imagem muito atacada como pensador e cientista, até os dias atuais, pois mesmo considerado pouco científico e muito visionário, a influência de Bruno na Filosofia do Renascimento e Pós-Renascimento, é inegável!.
Ele morreu, mas seu legado, suas ideias e ideais mudaram o Mundo e A Filosofia. 38. BARROCAS, R.L.L. Rev. Psic. Fortaleza, 20, 9 (2002). MENNA BARRETO, R. (2011). FIKAS, Y. ARHE J. Phil. 18, 225 (2022).
Citação, MENNA BARRETO, Loc. Cit.
Com efeito, Giordano Bruno foi um dos grandes pensadores que teve suas ideias e Vida ceifadas pela Igreja.
Não obstante, se sua existência física foi consumida pelas chamas da intolerância do Santo Ofício, seu pensamento transcendeu sua época, inscrevendo-o definitivamente nas páginas da história e da Filosofia.
Muitos o criticaram e admiraram ao mesmo tempo. SANTOS, W.R.; SOUZA, N.B. (Orientador). “A Filosofia da Natureza de Giordano Bruno e a Ideia de Mínimo.” Tese de Doutorado em Filosofia. área de concentração Filosofia Moderna, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade de Minas Gerais, Belo Horizonte, M.G. (2019).
Bruno foi muito influenciado também pelo Filósofo, Alquimista, Escritor Catalão Ramon Llull, Raimundo Lúlio. O trabalho de Lúlio como Hermetista e Alquimista, vai fortemente influenciar o jovem Bruno. YATES, F.A. “Giordano Bruno and the Hermetic Tradition.” (1964). Re-edição de (1991). BRUNO, G. ; GOSNELL, S. (Tradutor e Editor), “Four Works on Llull.” (2015). FLASCH, K.; RACLAM, P.; GIL, E.D. (Tradutor), “Das Philosophische Denken im Mittelalter. Von Augustin zu Machiavelli. (O pensamento filosófico na Idade Média. De Agostinho a Maquiavel. Raimundo Lúlio.” (1988).
Veja também este texto de Giordano Bruno (1582) onde ele trabalha em cima dos escritos de Raimundo Lúlio. LLULL e BRUNO (1982). GATTI, H. (2002).
Porém vários Historiadores modernos atestam que muito da obra Alquímica de Raimundo Lúlio é apócrifa, e apenas é atribuída a ele. Link 13. A ideia Filosófica central de Lúlio era unificar as Ciências. COSTA, R. (2006).
Segundo alguns Historiadores e Autores, a Alquimia que foi atribuída a Lúlio (Pseudo-Lull) foi na realidade, escrita por um Alquimista Inglês do século XV, chamado George Ripley. PEREIRA, M. Catalan Review, 1, 41 (1990). Link 16.
Outros Autores (OBRIST) afirmam que ele Lúlio, realmente praticou Alquimia. OBRIST, B. Bull. Hist. Med. 85, 135 (2011). Mesmo que fosse para ele, apenas um hobby. DURAN, M. Catalan Review, 4, 9 (1990).
Ele foi um dos primeiros a usar vidro, vidraria de laboratório em Alquimia. Sobre este assunto, vidraria e ALquimia, veja meus três artigos neste Blog. Partes Um, Dois e Três.
A obra Filosófica de Giordano Bruno foi e é, muito estudada e comentada por Filósofos que o sucederam. De fato ainda é atual, estudada, comentada, útil , link 12, e analisável, não é Anacrônica. Link: 1, NOVELLO, M. Cad. Astron. 3, 149 (2022).
Continua a interessar a estudiosos e pesquisadores. BRUNO, G.; BALLERINI, R.; RIZZO, G. (Editores); GATTI, H. (Tradutora e Editora) “The Expulsion of the Triumphant Beast. Spaccio Della Bestia Trionfante. (1584)” University of Toronto Press, Toronto, Canadá, , Págs: 384, 385, Reedição de (2024).
Por exemplo, o Médico, Alquimista, Filósofo, Esoterista e Mago Inglês Robert Fludd analisa a obra de Bruno e vê valor nos Mneomônicos e figuras, como forma de facilitar a aprendizagem e exercitar a memória. GREER, J.M. “Ars Memorativa” (2024). Assim o fizeram outros Hermetistas, e foram influenciados por Bruno.
Mas Giordano Bruno era tão bom e influente que atraiu atenção mesmo de Pensadores adeptos de metodologia científica experimental, (que criticavam uma parte toda mística do Hermetismo e do Ocultismo) , Assim o era para Francis Bacon, Link 6. Isaac Newton. WHITE, W.B. Soc. Res. 25, 449 (1958). Link 20. 21.
Em Bruno , ainda existia uma ligação Filosófica com a Magia e a Alquimia, era ainda um Ocultista e Alquimista. e não um “Cientista Puro, Racional e Cético”…. Talvez isso seja fruto da época em que viveu. RTP Ensina, Portugal (2024). BIGNOTO, M. (1996). SILVA, E.M. , “A Tradição Hermética e Mágica de Giordano Bruno.” . Só Escola (2020). 9. BOTELHO, O.C. (2019). CARVALHO, F. (2011). PEREIRA, M. “Early Science and Medicine, Alchemy and Hermeticism, An Introduction (2000) .
Como vimos, seus Mneumônicos auxiliavam a compreensão e a memorização, mas vivendo em seu tempo (próximo a 1600), Bruno via neles, poderes mágicos, por exemplo afastar demônios e forças negativas. E-Book: MERTENS, M. Brill’s Studies in Intellectual History,, “Magic and Memory, The Art of a Heroic Spirit.” Vol. 283 (2018). Link 22.
Apesar disso, sua Ciência e Filosofia são influentes para a época, inovadoras para a época. e de qualidade. Link 11. 34. Giordano Bruno, Podcast. Ele não é um Ateu, era Religioso, inclusive . 34. Mas um crítico mordaz do Catolicismo . E também dos Protestantes. Link 16. CARVALHO, F. (2011).
Um Filósofo sério, que enriqueceu o conhecimento ao seu tempo. GRAFTON, A. (2008).
Ainda, ele achava que a busca de conhecimento, a memorização e o meditar sobre o Universo, traziam ao Homem a capacidade de compreender os mistérios do Universo… Veja “Bruno, Galileu, Campanella” Coleção Os Pensadores, Loc. Cit. (1983).
PARRIS, S.J (Pseudônimo de MERRITT, S.) “Alchemy, Giordano Bruno, Book 7” Editora Harper Collins, Londres, Inglaterra (2023). BRUNO, G.; DE LUCCA, R.; BLACKWELL, R.J. (Tradutores e Editores); INGEGNO, A. (Introdução) “Cause Principle and Unity and Essays on Magic.” Cambridge University Press, Cambridge, Inglaterra. Edição (1998), Edição Digital (2003).
É também um “Alquimista” da transformação da memória. Link 7. MARTINS, C.M. Mare Nostrum, 97 (2017). Liberando a mente, você evolui e se desenvolve. HAUCK, D.W. “Energize Your Life by Freeing Your Mind.” Editora Dorling Kindersley Ltd., Londres, Inglaterra (2021). BRUNO, G.; YATES, J.H. (Editor) “Ars Memoriae.“. BRUNO, G.; PETERSON, J.H. (Editor); CARACCIOLO, U. “Giordano Bruno, the Art of Memory.” (1999). BRUNO, GIORDANO, YATES. F.A.; BANCHER, F. (Tradutora), “A Arte da Memória.”, Editora da UNICAMP (2006).
E mesmo Bruno influenciou Filósofos Cristãos, 32, como Athanasius Kircher. Estudioso do Magnetismo.
Bruno tinha uma sede de conhecimento, ávido leitor, e recomendava que todos o fizessem. Acreditava que contemplando as maravilhas do Universo, e estudando e adquirindo conhecimento, o ser humano evolui e melhora. Se aproxima de Deus e da compreensão da Natureza… Isso faz o Ser Humano evoluir e melhorar… GOMES, C.V. (1996).
“Uma gota fura uma rocha caindo não só duas vezes, mas muitas vezes. Assim também, um homem se faz esperto não só lendo dois, mas muitos livros” GIORDANO BRUNO.
Ele pregava também a Liberdade do Pensamento. Links 4. 5. PALOMARES, L., Nova Acrópole (2024). SALIM, L. (2023).
Os elementos pictóricos e os Mneumônicos e figuras, irão influenciar (Link 9) muitos Filósofos e Artistas, por exemplo, na Arquitetura. LA ROCCA, R.; PRATSCHKE, A. (Orientadora), Dissertação de Mestrado em Arquitetura, Depto. de Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Engenharia da USP de São Carlos, S.P. (2007).
3. BRUNO E ASTRONOMIA:
BRUNO. G.; GUINSBURG, J. (Coletor e Organizador); CUNHA, N. (Organizador e Tradutor); VANUCCI, A. (Tradutora), “Giordano Bruno, Obras Italianas.” Editora Perspectiva S.A., São Paulo, S.P. (2022). Recomendo este excelente livro. Contendo as traduções para o Português das obras que Bruno escreveu em Italiano, e/ou as traduziu dos originais em Latim. KNOX, D. (2018), SINGER, D.W. Isis 33, 2 (1941).
Giordano Bruno foi influenciado e aceitava grande parte das ideias então recentes, do Médico, Astrônomo e Matemático Polonês Nicolau Copérnico, e sua Teoria Heliocêntrica, RIOGA. L. Espaço do Conhecimento, UFMG (2024).
Mas não concordava com tudo. Veja BOMBASSARO, citação, abaixo.
Para Giordano Bruno, o Universo era infinito, e sem um Centro, propriamente dito, embora jamais Geocêntrico, enquanto para Copérnico, ele era Heliocêntrico e terminava na “8a esfera”. LOPES, I.C. Griot Rev. Filosofia, 9, 1 (2014). LOPES, I.C., FORONI, C. Saberes Natal, 3, 47 (2010).
Para Copérnico, a Terra não era o centro do “Mundo”, o sistema solar, e sim o Sol. Mas para Giordano Bruno, não havia um Centro do Universo…
Citação: Palavras de Giordano Bruno, tal como citado em BOMBASSARO, L.C. Revista Cosmos e Contexto (2016).
Por isso, Bruno empreende sua tarefa de “reformar os céus”, apresentando-se ele mesmo como…
“aquele que atravessou o ar, penetrou o céu, descreveu as estrelas, ultrapassou os limites do mundo, fez desaparecer as fantásticas muralhas das primeiras, oitavas, nonas, décimas e outras esferas que se tivessem podido acrescentar pelas descrições de vãos matemáticos e pelo olhar cego de filósofos vulgares”.
Copérnico também não era bem aceito pela Igreja, mas não foi tão perseguido. Diferenças acerca do pensamento Heliocentrista , entre Galileu, Copérnico e Giordano Bruno.
Bruno estende as ideias de Copérnico … Para ele, no Universo Infinito, cabem vários “Mundos”. As estrelas “são Sois”, cada um deles com planetas girando ao seu redor, em alguns desses planetas pode existir Vida… LUÍS CARLOS MB, BRUNO, G. “Acerca do Infinito, do Universo e dos Mundos.” Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal (2024).
Curiosamente, as ideias astronômicas de Giordano Bruno, se aproximam das concepções atuais e da visão moderna do sistema solar, do Universo e do espaço estelar, como os conhecemos. planetas, estrelas, buracos negros, movimentos da Terra etc… MENDES DE OLIVEIRA, L. UFRGS (2011). MARTINEZ, A.A. Ann. Scienc. 73, 345 (2016). Entenda Mais Ciência (2023). LOPES, I.C. Loc. Cit. , ARANTES, E.M.M., Mnemosine, 15, 437 (2019).
Ele foi o “Pai do Universo“, como o concebemos atualmente,,,, imenso e em em expansão… Para ele, Infinito e em constante movimento e mutação… DEL GIUDECE, G. (2002).
4. A ALQUIMIA E A ESTRUTURA DA MATÉRIA, EM GIORDANO BRUNO:
Em Giordano Bruno, encontramos a noção de Mônada. Que mais tarde o Filósofo e Matemático Alemão Gottfried Wilhelm Leibniz vai retomar e ampliar, para criar o conceito matemático de limite.
Mônada é uma unidade primária, primordial, de Divina Substância, com a qual tudo é construído, da qual tudo deriva. ORLANDA, R.P.J. Polimatheia Rev. Fil. 11, 225 (2021).
Ele rompe com as tradições Aristotélicas e Geocentristas e afirma que em tudo o que existe no Universo Infinito, que para ele, como vimos, é Vivo, tem uma centelha Divina de Vida, uma partícula de Divina Substância, uma Mônada, e se move e se modifica continuamente… Tudo está em constante mudança, mutação…
Se tudo é Vivo, ou, entre aspas, “Vivo”, se tudo tem uma Mônada, uma partícula Divina, então há tanto de Deus em você como na pedra que você chutou no caminho… à Luz da Inquisição, isso era sim, Heresia….!
Existe uma partícula de Divina Substância, de Substância Primordial, que é a origem Divina (Universal, Energética e auto consciente) de tudo. Mônada. BUTLER, D.P. Socrates, 3, 57 (2015). PAJOLA, A.; PAJOLA, V. Mônada, Sua Projeção no Universo Cósmico. (2024).
As citações de, e, sobre Giordano Bruno, abaixo, fazem perceber…. Tudo o que existe, Deus, Universo, Matéria, Energia, são manifestações vivas, transformadas e em transformação, de uma coisa única. Giordano Bruno Filósofo Italiano, Biografia (2008):
Bruno defende a infinitude do universo, como um conjunto dinâmico que se transforma continuamente, do inferior ao superior, e vice-versa, num movimento constante, por ser tudo uma só e mesma coisa, como manifestação da vida infinita e inesgotável.
Como o universo, também Deus é infinito, sendo-lhe imanente e transcendente ao mesmo tempo, sem nenhuma contradição, pois os opostos acabam por coincidir no infinito.
Para Bruno, o universo é uma coisa viva, todo ele regido por uma mesma lei, sendo Deus a mônada das mônadas (espécies de átomos orgânicos e viventes), que compõem o organismo do mundo.
Deus está presente por toda parte, como poder infinito, sabedoria e amor.
Veja também: Blog PLANETA DOUGLAS (2011). BARACAT FILHO, A.A.; SOUZA, N.B (Orientador), “O Infinito Segundo Giordano Bruno.” Dissertação de Mestrado em Filosofia, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, M;G. (2009). NEVES, M.C.D. “Do Infinito, Do Mínimo e da Inquisição em Giordano Bruno.” Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, B.A. (2004).
Ele acreditando nessa “Partícula Primordial” de “Divina Substância” Link 13. que compõe tudo, de uma maneira quase óbvia, podemos perceber que Giordano Bruno, como Democrito, como Leucipo de Abdera, é um Atomista. Veja meu Artigo. .
Porque os átomos contém em sí, as mônadas… MEAD, E.D. (1886). YATES, F.A.; TOLEDO, Y.S. (Tradutora), “Giordano Bruno e a Tradição Hermética.” Editora Cultrix, São Paulo, S.P. (1995). São os “Mínimos” da Matéria. NEVES, M. Loc. Cit. (2004). Link 37.
ROSSINI, P.; PANICHI, M. (Orientadora); CILIBERTO, M. (Relator); ROBERT, A. (Correlator), Tese de Aperfeiçoamento, Curso de Aperfeiçoamento em Civilidade do Renascimento, Escola Normal Superior de Pisa, Itália (2018-2019). Outro Link. SPRUIT, L (2022).
De fato, Bruno se dizia influenciado por Democrito, e o cita. FANTECHI, E. (2014). Link 6.
Mas para Bruno, os átomos se movem e se modificam, interconvertendo a matéria, mas sem perder a Natureza Primordial de Deus, da Mônada e do Universo Infinito. BOULTING, W. “Giordano Bruno, His Life, Thought, and Martyrdom.” Editora Routledge, Londres, Inglaterra (1914), re-edição de (2012). Outro Link para este livro, completo Ver também BARBOSA DE JESUS, E.B. Filogênese, 16, 103 (2021). CARVALHO, F. (2011).
os átomos não são fixos, fazem parte da Alma Universal e isso dirige seu movimento. PORTO, C.M., Rev Bras. Ens. Fís. 35, 4601 (2013). Tudo poderia ser particionado em átomos ou em mônadas.
Tudo deriva da Substância Universal auto-modificável, Deus está em Tudo e Tudo está em Deus. Contudo, Matéria e Espírito teriam graus de perfeição diferentes, ambos derivam de Deus, mas o Espírito é mais evoluído. COBRA, R.Q. (2024).
ALQUIMIA PRÁTICA E OPERATIVA E MAGIA EM GIORDANO BRUNO.
Alguns Autores consideram Bruno, muito mais Cosmológico do que Metafísico. FAIVRE, A. “Acess to Western Esotericism” State University of New York Press, Albany, NY, EUA, Pág 8 (1994).
Outros Autores porém, dizem que sua Cosmologia, deriva de sua Metafísica. SANTOS, W.R.; BOMBASSARO, L.C (Orientador); “A Cosmologia de Giordano Bruno, Como Desdobramento de Sua Metafísica.” Grupo de Estudos de Filosofia, Educação e Cultura na Renascença. Faculdade de Educação, UFRS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, R.S. (2024).
Mas outros ainda, afirmam que Giordano Bruno não pode ser considerado indiferente à Magia e ao Hermetismo. Veja: VÁRIOS AUTORES, em ALFONSO-GOLDFARB, A.M., BELTRAN, M.H.R. (Organizadoras), “Escrevendo a História da Ciência.“, Editoras Livraria Física e EDUC, São Paulo, S.P. Págs.: 42-48 (2004).
Também praticava Alquimia Psíquica, Mental. De. Agradeço ao AUtor, pela disponibilidade do texto.
E que ele praticava Alquimia Operativa (Alquimia Prática e Experimental) e Magia Natural. GIORDANO BRUNO; CILIBERTO, M. (Editor); BASSI, S.; SCAPPARONE, E.; TIRINNANZI, E. (Coletores e Curadores) “Giordano Bruno, Opere Magiche.” Editora Adelphi Edizioni, Milão, Itália, 4a Ed. (2000).
Como ele lia muito, possivelmente conhecia e foi influenciado pelas Obras clássicas do Hermetismo e Alquimia, como a Tábua de Esmeralda de Hermes Trismegistus e o Corpus Hermeticum. OWENS, L.S. (2024).
A influência do Corpus Hermeticum em Giordano Bruno é muito clara. Veja: ALFONSO-GOLDFARB & BELTRAN, Págs.: 43-44, Loc. Cit. (2004). LERNER, L.S.; GOSSELLIN, E.A. Scientific American, 228, 86 (1973). SLADEK, A.M. “PhilPapers” (1984). DUMITRESCU, M. Cult. Int. J. Phil. Cult. Axiol. 3, 174 (2006).
Sua grande cultura e sede de conhecimento, pode ter atraído Giordano Bruno para a Alquimia. Veja: Filosofia, Política e Educação (2024).
Voltemos a Raimundo Lúlio, Ramon Llull , ou Pseudo–Llull, Alquimista Catalão, do qual já falamos no Item 2. Como vimos, ele era Alquimista e influenciou Giordano Bruno , que coletou e comentou algumas de suas obras, principalmente Opúsculos. “Qui és Ramon Llull? O Lulismo do Renascimento.” Centre de Documentació Ramon Llull, Universitat de Barcelona, Barcelona, Catalunha, Espanha (2024).
No Item 2, já vimos, Bruno não era um “Cientista Puro, Racional e Cético”. Não era Ateu, era Panteísta. Infopédia.
Em que pese ser crítico da Religião, não o era da Espiritualidade. MOREIRA-ALMEIDA, A.; LUCCHETTI, G. Cienc. Cult. 68, 54 (2016). e praticou Alquimia. JIMÉNEZ, A.F.; SAISÓ, E.P. (Orientador), “Del Hilemorfismo Aristotélico Al Panpsiquismo Universal de Giordano Bruno.” Tese de Doutorado em Filosofia, Faculdade de Filosofia e Letras da UNAM, Cidade do México, México (2021). FISHER, R.S. Acta Conventus Neo-Latini Vindobonensis, 16, 258 (2018).
Há mais evidências de que Giordano Bruno praticou Alquimia Operativa. A Filosofia Natural, o interessava. GATTI, H. (1996).
Em algumas de sua obras em cita e comenta sobre A Alquimia e a Astrologia do Filósofo, Médico, Alquimista e Polimata Espanhol (mas de origem Árabe e Islâmica), Abū l-Walīd Muḥammad Ibn ʾAḥmad Ibn Rušd, conhecido como Averroés e/ou Averroís. GRANADA, M.A. Daimon Rev. Int. Phil. 79, 195 (2020). Mas alguns autores discordam. GONZÁLEZ, C.C. Daimon Rev. Int. Phil. 76, 95 (2019). Veja sobre Bruno e seu conhecimento de Averroés:
BRUNO, G.; TIRINNANZI, N. (Editor) “Gli Eroici Furori.” Tradução Livre do Título: “Os Furores Heróicos.”, G.Daelli & C. Editori, Milão, Itália, Edição de (1999). TOLCACHIER, J. (2012). MALAGUTI, F. (2018). GRANADA, M.A. (1999). CAMPANINI, M. (2016). DEL PRETE, A (2003). LOPES, I.C.; RICCI, S, Helios, 1, 1 (2013). BRUNO, G.; BALLERINI, R.; RIZZO, G. (Editores); GATTI, H. (Tradutora e Editora) “The Expulsion of the Triumphant Beast. Spaccio Della Bestia Trionfante. (1584)” University of Toronto Press, Toronto, Canadá, , Págs: 384, 385, Reedição de (2024). PLASTINA, S. (2007).
5. POLÍTICA:
Socialismo não existia ainda, mas incentivar as pessoas a estudarem e aprenderem e se desenvolverem, naquela época, era considerado perigoso. SHARPE, M. (2016). SILVEIRA, E. BBC News em Português (2018).
Giordano Bruno irá influenciar o Socialismo, na era moderna, por sua defesa da Liberdade de Pensamento e do Espírito Livre. MAcBRIAR, A.M. (1962). CRANNY-FRANCIS, A.; LINDSAY, J. (Editor)(2023).
Bruno foi muito mais perseguido, do que por exemplo, Copérnico. Pessoas influentes tentaram, junto a Inquisição, salva-lo, sem sucesso. Ele foi executado.
Após a morte de Bruno, alguns tentaram restaurar seus escritos proibidos e banidos, como o Filósofo Cristão Alemão, o Jesuíta Athanasius Kircher. Já falei dele em um artigo sobre o Magnetismo. Veja: ROWLAND, I. (2013). BUONNANO, R (2014). MARTINEZ, A.A. (2016).
Ambos, Bruno e Copérnico, eram Padres, mas Bruno foi considerado muito mais perigoso, porque era um crítico mordaz do Cristianismo, enquanto Copérnico era herege, mas era Cristão. GRANADA, M.A Bruniana e Campanelliana 4, 343 (1998). ROWLAND, I.D.; BRADATAN, C. (Revisor), “Giordano Bruno, Philosopher/Heretic. ” Editora Farrar, Strauss & Girot, EUA, Pág. 195 (2008). Além disso, ele era um religioso, um padre de origem, e isso atraiu a raiva dos inquisidores.
Como vimos, Bruno foi morto muto mais pela sua Filosofia e Crítica à Igreja Cristâ, do que por sua Astronomia. 36,
Galileu também foi preso durante um tempo, sem ser encarcerado, mas preferiu negar (claro que não o fez internamente para ele, mas para os Inquisidores). MARTÍNEZ, A.A. “Burned Alive, Giordano Bruno, Galileo and the Inquisition.” Ann. Scienc. 76 , 372 (2019).
6. AGRADECIMENTOS:
O Autor agradece à FCFRP, Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, USP, Universidade de São Paulo, pelo acesso aos recursos computacionais e bibliográficos, que tornaram este artigo, possível.
Autoria: Alberto Federman Neto, AFNTECH.
Revisto e Atualizado em 31 de Julho de 2024.